Um bom texto e um bom ensinamento! #MaisSabedoria ;)
“Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.” (Tiago 4:2-3)
Olá pessoas! Depois de um período de férias que tirei do blog volto hoje para ter uma reflexão sobre o que está escrito no capítulo 4 da carta de Tiago.
Primeira coisa que podemos perceber é que os cristãos destinatários da carta de Tiago pareciam ser maquiavélicos quanto ao que queriam. O texto usa a palavra “matam” mostrando como provavelmente eles faziam de tudo para conseguir seus objetivos. Mas mesmo assim não conseguiam. É engraçado que muitas vezes fazemos de tudo para conseguir algo que creio que Deus só não nos dá por que estamos muito fissurados para conseguir. Pode ser emprego, namorada, faculdade, dinheiro, membros para a igreja, etc, quando esquecemos de nossos princípios cristãos para termos algo, é por que não nos fará bem te-lo, e isso é o que ocorria na igreja para qual Tiago escreveu a carta.
Então Tiago explica por que eles não tem. Por que no lugar de correr freneticamente atrás do que se quer, eles podiam simplesmente pedi-lo para Deus e esperar em paz. Quando digo “esperar” não quero dizer “não fazer nada”, mas sim ter a certeza de que Deus vai fazer com que aconteça de uma maneira natural, sem que seja necessário passar a perna em ninguém. Lembremos da certeza de Davi que, por duas vezes podia ter matado Saul para se tonar rei e não o fez, por causa de seus princípios cristãos (1 Samuel 24 e 26), e mesmo assim, no fim, ficou com o reino, enquanto que Saul que fazia de tudo para manter seu reinado o perdeu.
Tiago, então, para terminar escreve mais um porem. Que não adianta pedir se você está pedindo pelo motivo errado, por que se assim for, Deus não vai atende-lo. E não importa nisso se você está pedindo uma coisa boa ou não. Uma namorada é uma coisa boa, mas você está pedindo pelo motivo certo? Será que não é só para curar uma carência do momento? Ou um caso muito comum nas igrejas: a pessoa que pede para Deus encher a igreja de membros. Isso com certeza é uma coisa boa aos olhos de Deus, mas será que estamos pedindo isso com que intenção? Será que é para que, na hora do congresso, as outras igrejas fiquem impressionadas em como a nossa igreja está lotada? Se for isso, podemos dizer que estamos pedindo “para gastar em nossos prazeres”, por que não estamos querendo em primeiro lugar o bem do Reino, mas sim o nosso reconhecimento por parte dos outros.
Aprendamos a pedir pelos motivos certos e a confiar na providência divina. Que possamos tirar do nosso coração toda inquietude e saibamos que Deus tem o melhor para nós. Lembremos do que Jesus disse “Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.” (Lucas 11:10) Bom dia!
(Leocádio Lafaiete)

Nenhum comentário:
Postar um comentário